segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Índios vão a Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, pleitear inclusão no SUS

17/11/2007 - 19h53S

da Folha Online
da Agência Brasil

Índios compareceram cantando e dançando neste sábado à 13ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. Durante um debate sobre a participação da sociedade nas políticas públicas de saúde, cerca de 50 índios de várias tribos do país entraram no galpão onde era realizada a mesa-redonda e reivindicaram acesso a exames e a atendimentos médicos do SUS (Sistema Único de Saúde).

O grupo interrompeu a exposição dos debatedores com sua movimentação, formando um círculo em frente à mesa principal e ajoelhando-se de mãos dadas. Por cerca de 15 minutos, alguns deles cantaram músicas e reproduziram rituais das tribos.

Funcionário do Distrito Sanitário Especial Indígena da Funasa (Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso), Edmilson Terena explicou que a população indígena quer ser incluída de fato nas políticas do SUS, não relegada a segundo plano. Ele explica que, apesar de o atendimento básico ser feito nas aldeias, os índios têm dificuldade ao buscarem auxílio médico nas cidades.

"O grande problema é quando o indígena precisa sair da aldeia e ir para o município, onde encontra problemas com a marcação de consultas, exames e até com viaturas sucateadas para o deslocamento", reclamou Terena.

Fonte: Notícias Uol
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u346407.shtml